De repente, uma fila de milhares de candidatos na frente da sua empresa atrás de uma vaga de emprego
- p2p-br
- 2 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Sem os devidos cuidados, essa situação pode facilmente se repetir, principalmente agora, no momento atual do Brasil com milhões de desempregados, gerando uma experiência negativa para os candidatos e para a empresa. Por conta dessa crise que assola o Brasil, está surgindo um novo fenômeno social: muita gente em busca de emprego, não apenas os desempregados como também os seus familiares, cônjuges e filhos, que antes não estavam em busca de emprego. Esse contingente está sempre se candidatado a vagas de emprego, em especial as consideradas atrativas, ou seja, em grandes grupos empresariais, principalmente em empresas de marcas muito famosas, podendo gerar grandes tumultos nos locais de recrutamento e um enorme volume de trabalho para as equipes de seleção de pessoal.
Veja aqui dois casos recentes:
Anúncio de vaga de emprego atrai mais de 10 mil pessoas: http://goo.gl/vT13TJ
Fila de emprego (para 200 vagas numa construtora) com mais de 3 mil pessoas termina em confusão na zona norte do Rio de Janeiro: http://goo.gl/SAe6hr
Desnecessário citar casos de concursos públicos no Brasil e em outros países, como esse caso emblemático na Índia (http://goo.gl/FetSEj) que atraiu nada menos que 2,3 milhões de pessoas.
Em verdade, segundo levantamento feito pela Fipe, o número de vagas de emprego abertas no Brasil caiu 14,1% em junho de 2015, em relação a junho de 2014. Ou seja, menos ofertas de emprego para um contingente ainda maior de desempregados.
Mas há uma saída e ela sempre passa por um bom planejamento e pela ajuda de especialistas em recrutamento e seleção em grande volume que já tenham efetivamente participado de processos semelhantes.
Além disso, temos que contar com ferramentas de tecnologia que, além de serem comprovados instrumentos de avaliação:
Filtrem, logo no início do processo, todos os candidatos fora do perfil, fazendo com que seu processo de seleção seja concentrado nos candidatos certos;
Não apenas reduzam o trabalho da equipe de recrutamento e seleção e que, em consequência, se possa realizar o mesmo trabalho com uma equipe menor de profissionais, como também
Impactem positivamente todos os candidatos ao longo do processo de recrutamento e seleção.
Tomando esses cuidados, evita-se tumulto na porta da empresa e, mesmo tendo a presença no processo de um enorme número de candidatos menos adequados, ainda assim é possível encontrar os melhores talentos e entregar processos de seleção com um melhor custo-benefício.
Sobre o autor:
Augusto Calado Costa (augusto@riviera-rh.com) é sócio da RIVIERA Soluções em RH e ex-Presidente da Manpower.
Entre em contato e descubra o que a RIVIERA pode fazer hoje pela sua EMPRESA.

Comments